“Amigos da onça”: conheça seis alimentos que enganam!

Home / Dica da nutri / “Amigos da onça”: conheça seis alimentos que enganam!

Quem nunca comprou um alimento pensando ser super saudável e querendo emagrecer e se deu conta de que na verdade era ilusão? Pois bem, isso acontece com mais frequência do que você imagina!

Atualmente, ser “fit” está na moda e é claro que a indústria alimentícia quer embarcar nesta onda. Mas é essencial ficar de olho se você quiser manter a linha.

Veja só algumas coisas que devemos observar em alguns alimentos que são considerados saudáveis, mas podem ser verdadeiras ciladas:

 

Pão Integral

A maioria dos pães que são vendidos no supermercado e dizem ser integrais não adicionam farinha integral na sua composição, e são mais escuros apenas pela adição de alguns grãos e corantes. Por isso, muito cuidado: quando for comprar um pão integral ele deve ter na lista de ingredientes farinha integral, de preferência como primeiro componente da lista, o que significa que foi o ingrediente mais usado na formulação (a lista de ingredientes dos alimentos é feita de forma decrescente). Leia mais sobre como escolher o melhor pão AQUI.

 

Lanches em embalagens individuais

Muito cuidado aqui também. Muitos desses lanches (biscoitos, bolinhos, barrinhas) são facílimos de carregar na bolsa e com poucas calorias, mas são ricos em gordura e açúcar! Alimentos muito industrializados são ricos em gordura saturada. Nunca confie em um alimento com mais de 2 gramas de gordura saturada por porção para adicionar em sua dieta saudável.

 

Iogurte 

Existem muitos iogurtes bons no mercado, porém também existem aqueles que são ricos em gordura e açúcar. Prefira as opções desnatado e 0% de gordura, que não tenha adição de grande quantidade de açúcar. Quanto mais artificial for o sabor do iogurte, ele tende a ter mais açúcar.

 

Cereais e Granola

Esses alimentos, quando integrais, são realmente saudáveis. Porém, quando adicionados de sabores artificiais e açúcares, perdem o seu valor nutritivo. Prefira as versões sem açúcar e integrais. Muitas vezes uma boa receita de granola é a melhor opção!

 

Molho de tomate

Os molhos industrializados levam muito açúcar e sal na composição para que se aumente o tempo de “prateleira” deles, ou seja, servem como conservantes. Prefira fazer molhos em casa, ou prefira os tomates pelados, por exemplo.

 

Sucos artificiais/sucos de caixinha

São ricos em açúcar, conservantes e corantes, assim como os refrigerantes. A melhor bebida aliada da dieta segue sendo a água.

 

LEIA MAIS: Cinco dicas para dominar a arte de ler os rótulos de alimentos


* Toda orientação alimentar deve ser realizada por Nutricionista. Consulte um(a) Nutricionista e/ou Médica(o) para orientações sobre suplementação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *