Blog

Home / Blog
Contagem de carboidratos: uma estratégia que pode te ajudar a manter a linha

Contagem de carboidratos: uma estratégia que pode te ajudar a manter a linha

Diabetes, Dica da nutri
  A contagem de carboidratos é uma estratégia nutricional que oferece à pessoa com diabetes uma maior flexibilidade na alimentação, de acordo com seu estilo de vida.   O carboidrato é o nutriente que tem maior efeito sobre a glicemia, e é por este motivo que acaba por receber mais enfoque na alimentação e no tratamento de quem tem diabetes. Quando você se alimenta, 100% dos carboidratos ingeridos se transformam em glicose, enquanto nas proteínas este valor cai para 30% a 60% e no caso da gordura, somente 10%.   LEIA MAIS: Mitos e verdades sobre diabetes   O segredo está na relação entre a quantidade adequada de cada alimento e sua associação com o tratamento medicamentoso: o objetivo principal da contagem de carboidratos é encontrar o equilíbrio entre a…
Leia Mais
Por que o mesmo alimento pode ter efeitos diferentes nas pessoas?

Por que o mesmo alimento pode ter efeitos diferentes nas pessoas?

Diabetes, Dica da nutri, Pense magro
Não tenho dedos para contar o número de vezes que meus pacientes olharam pra mim e perguntaram: "Mas eu posso comer banana? Não tem um índice glicêmico alto?" Eu sempre explico que segundo os estudos que mediram o índice glicêmico a banana tem sim um alto índice glicêmico, mas que eles foram realizados em algumas populações específicas, e que existem vários fatores alimentares que interferem no índice glicêmico dos alimentos (lembram do post da semana passada?). LEIA MAIS: Como substituir o açúcar para ter uma alimentação saudável? Além disso, individualmente cada paciente tem uma resposta diferente a alguns alimentos. Sempre me lembro de uma paciente (@justanothertype1diabetes) que me dizia: "Não adianta. Não dá pra comer aipim. Se for pra comer uma mini raiz prefiro não comer". Sempre foi claro que…
Leia Mais
Receita: bolo diet (sem açúcar nem adoçante)

Receita: bolo diet (sem açúcar nem adoçante)

Dica da nutri, Receitas
Nutritivo e fácil, este bolo tem um sabor delicioso, sem recorrer ao açúcar nem ao adoçante. Ingredientes: 2 xícaras de passas hidratadas (hidratei 2 xícaras de uva passa em 1 xícara de água) 3 ovos 1/3 xícara de óleo de canola 1 xícara de castanhas picadas 1/2 xícara de coco ralado sem açúcar 1 xícara de farinha integral 1 col chá de fermento canela a gosto Preparo: 1- Bater as passas com a água em que foram hidratadas. Adicionar os ovos e o óleo e misturar. 2- Após, misturar as castanhas e o coco, e por último a farinha, o fermento e a canela. 3- Colocar em uma forma de pão, assar o bolo a 189 graus por 25 a 30 minutos. Obs: Para ficar mais doce, opte por tâmaras…
Leia Mais
Como substituir o açúcar para ter uma alimentação saudável?

Como substituir o açúcar para ter uma alimentação saudável?

Diabetes, Dica da nutri
A pergunta da semana é: "Quero reduzir o consumo de açúcar (glicose), pelo que substituir?" As opções são muitas! Vamos lá: Trocar o açúcar simples pelo mascavo, demerara ou cristal apenas introduz um pouco mais de nutrientes na sua alimentação, porém, é tudo açúcar mesmo. LEIA MAIS: Açúcar é sempre açúcar, não importa o tipo Temos as opções menos saudáveis como os adoçantes, largamente utilizados. Minha dica é: cuidado! Eles têm um poder de adoçar maior que o próprio açúcar refinado e muitas vezes podem acabar deixando o nosso paladar mais adocicado ainda. Além disso, para receitas não são muito bons, uma vez que a maioria deixa um sabor residual. LEIA MAIS: Adoçantes artificiais afetam a saúde metabólica Temos opções saudáveis, mas ainda com alto teor de glicose, como o…
Leia Mais
O desafio do número de pessoas com diabetes no Brasil

O desafio do número de pessoas com diabetes no Brasil

Diabetes, Dica da nutri
Na onda do #10yearschallenge, tenho visto muita gente compartilhando as mudanças da última década. Mudanças no visual, na família… Mas que tal pensar no que mudou em outras áreas da sua vida? Como você está se alimentando? Qual é a sua rotina de exercícios?   Quando o assunto é saúde, alguns números brasileiros são bem preocupantes. Um exemplo é esse aí da imagem. Em uma década, o número de pessoas com diabetes no país mais do que dobrou!! De 2006 a 2016 (estatísticas mais recentes do Ministério da Saúde), foi um aumento de quase 62%, o que coloca o Brasil na quarta posição entre os países com maior número de diabéticos no mundo.   LEIA MAIS: 15 passos para ter uma alimentação mais saudável   Este número acompanha o crescimento…
Leia Mais
Alimentação para a gravidez

Alimentação para a gravidez

Dica da nutri
Sabe aquele ditado “você é o que você come”? Comer os alimentos certos pode ajudar a reforçar a sua fertilidade: cada coisinha que você põe na boca afeta não só o peso, mas também os seus níveis hormonais, dois fatores que desempenham um papel importante na hora de engravidar.   Algumas pesquisas indicam que as mulheres que fazem dietas ricas em gorduras trans e carboidratos refinados têm apresentam mais problemas de ovulação que as mulheres que se alimentam de forma mais natural.   O que muita gente não se dá conta é que os cuidados com a alimentação das mulheres durante a gestação e amamentação devem se estender também para o período anterior à concepção. Quanto mais saudável estiver o seu corpo, mais saudável será o seu bebê. É por…
Leia Mais
15 passos para ter uma alimentação mais saudável

15 passos para ter uma alimentação mais saudável

Dica da nutri, obesidade, Pense magro
Na área da nutrição, muitas dicas - inclusive as minhas - são referentes a um alimento ou nutriente em especial.   Mas a verdade é que a alimentação é muito mais: quando nos alimentamos, muitos outros fatores estão em jogo, tentar isolar as coisas é uma estratégia que não funciona. Que tal pensar de uma forma diferente e tentar ver a comida como comida - e não como fonte de calorias, carboidratos, proteína, vitaminas, minerais?   Pensando assim, dessa forma bem simples e descomplicada, o que poderíamos fazer para tornar nossa alimentação mais saudável?   LEIA MAIS: Educação alimentar fará parte do currículo escolar no Brasil! O principal passo é comer comida de verdade. Graças ao nosso estilo de vida acelerado e à evolução da indústria alimentícia, grande parte do que consumimos…
Leia Mais
Receita: bolinhas proteicas ou trufas? Você escolhe :)

Receita: bolinhas proteicas ou trufas? Você escolhe :)

Dica da nutri, Pense magro, Receitas, Suplementos
No consultório, uma das maiores dúvidas dos pacientes é em relação às refeições intermediárias. Elas podem fazer parte de um plano alimentar saudável, mas não se você passar a tarde "beliscando" biscoitos e barrinhas industrializadas e cheios de açúcar...   LEIA MAIS: os rótulos dos alimentos industrializados têm muito mais a dizer do que você imagina    Por isso, resolvi compartilhar uma receita de snack proteico que tem as tâmaras como base, o que agrada quem tem o paladar mais adocicado, mantendo um perfil de fibras bem interessante.   O mais legal é que essa receita é super versátil: é fácil criar novos sabores a partir desta receita-base e, se você quiser, o snack pode até virar um docinho mais sofisticado, tipo uma trufa, se você cobrir as bolinhas com chocolate…
Leia Mais
Carboidratos: nem demais, nem de menos

Carboidratos: nem demais, nem de menos

Diabetes, Dica da nutri, Pense magro
Este mês choveram mensagens aqui perguntando sobre a tal pesquisa que revelou que as dietas low carb reduzem a expectativa de vida.   O estudo, que foi publicado na revista The Lancet Public Health, afirma que a melhor maneira de garantir uma expectativa de vida mais alta é consumir uma quantidade moderada de carboidratos. Os pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard acompanharam o consumo de carboidratos de 15 mil adultos norte-americanos durante 25 anos, chegando à conclusão que o risco de mortalidade era maior para aqueles nas extremidades altas (mais de 70% das calorias totais) e baixa (menos de 40%) se comparados aos que ficaram no espectro moderado — entre 50% e 55% da ingestão calórica de carboidratos.   “Mas então nutri, e as dietas low carb? Eu…
Leia Mais
Estudo liga insuficiência de vitamina D à resistência insulínica em crianças

Estudo liga insuficiência de vitamina D à resistência insulínica em crianças

Dica da nutri, Suplementos
  Crianças obesas e com resistência à insulina podem ser mais propensas a ter deficiência ou insuficiência de vitamina D, revelou um estudo publicado na revista Diabetes (clique aqui para ler o artigo na íntegra - em inglês).   A pesquisa, que foi realizada na Grécia, acompanhou um grupo de crianças em idade escolar entre os 9 e 13 anos, para examinar a associação entre os níveis de vitamina D, obesidade e resistência à insulina.   A análise sugeriu que crianças com resistência à insulina tinham 1,48 vezes mais chances de serem vitamina D insuficiente em comparação com crianças com status normal de insulina, mas não mostrou uma associação significativa entre obesidade e deficiência ou insuficiência de vitamina D (A deficiência de vitamina D acontece quando ela está abaixo dos…
Leia Mais