Como substituir o açúcar para ter uma alimentação saudável?

Home / Diabetes / Como substituir o açúcar para ter uma alimentação saudável?

açúcar, substitutos, adoçantes naturais

A pergunta da semana é: “Quero reduzir o consumo de açúcar (glicose), pelo que substituir?”

As opções são muitas! Vamos lá:

Trocar o açúcar simples pelo mascavo, demerara ou cristal apenas introduz um pouco mais de nutrientes na sua alimentação, porém, é tudo açúcar mesmo.

LEIA MAIS: Açúcar é sempre açúcar, não importa o tipo

Temos as opções menos saudáveis como os adoçantes, largamente utilizados. Minha dica é: cuidado! Eles têm um poder de adoçar maior que o próprio açúcar refinado e muitas vezes podem acabar deixando o nosso paladar mais adocicado ainda. Além disso, para receitas não são muito bons, uma vez que a maioria deixa um sabor residual.

LEIA MAIS: Adoçantes artificiais afetam a saúde metabólica

Temos opções saudáveis, mas ainda com alto teor de glicose, como o mel e o melado. Eles são uma ótima opção para aumentar o aporte de nutrientes da dieta, introduzir um sabor diferenciado, mas não servem para quem quer reduzir seus níveis de glicemia, por exemplo.

Por fim, temos a opção de substituição pelo açúcar das frutas. Frutas secas como uvas passas, tâmaras, maçã desidratada, ameixa seca… Por terem menos água, possuem uma concentração do seu açúcar natural que pode ser usado como forma de adoçar, principalmente nas receitas. Quer um exemplo? Na indústria se utiliza muito suco de maçã com objetivo de adoçar mais os alimentos. É o caso de todos os sucos “zero” de caixinha. Além do suco da fruta ao qual se refere, sempre têm adição de suco de maçã, por exemplo.

Logo, na minha opinião, as melhores opções são:

1) para as bebidas reduza gradativamente a quantidade de açúcar, até que consiga consumir sem nenhum tipo de adoçante.

2) para as receitas, substitua o açúcar pelo suco de maçã integral (1 xícara de açúcar = 1 xícara de suco de maçã – atenção: se usar o suco de maçã, deve reduzir a quantidade de outros líquidos da receita!) ou pasta de frutas secas (1 xícara de açúcar = 1 xícara de pasta de tâmaras, por exemplo)

 


* Toda orientação alimentar deve ser realizada por Nutricionista. Consulte um(a) Nutricionista e/ou Médica(o) para orientações sobre suplementação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *