Estudo liga insuficiência de vitamina D à resistência insulínica em crianças

Home / Dica da nutri / Estudo liga insuficiência de vitamina D à resistência insulínica em crianças

 

Crianças obesas e com resistência à insulina podem ser mais propensas a ter deficiência ou insuficiência de vitamina D, revelou um estudo publicado na revista Diabetes (clique aqui para ler o artigo na íntegra – em inglês).

 

A pesquisa, que foi realizada na Grécia, acompanhou um grupo de crianças em idade escolar entre os 9 e 13 anos, para examinar a associação entre os níveis de vitamina D, obesidade e resistência à insulina.

 

A análise sugeriu que crianças com resistência à insulina tinham 1,48 vezes mais chances de serem vitamina D insuficiente em comparação com crianças com status normal de insulina, mas não mostrou uma associação significativa entre obesidade e deficiência ou insuficiência de vitamina D (A deficiência de vitamina D acontece quando ela está abaixo dos 20 nanogramas por mililitro (ng/ml). A insuficiência, por sua vez, fica na faixa de 20 a 30 ng/ml. Números acima disso são considerados desejáveis).

 

Os pesquisadores concluíram que havia uma alta prevalência de insuficiência de vitamina D entre as crianças observadas, especificamente entre aquelas com resistência insulínica e obesidade. Os dados sugerem que pode haver uma forte associação entre insuficiência de vitamina D e resistência à insulina, independentemente da obesidade.

 

LEIA MAIS: Mitos e verdades sobre diabetes

 

Saiba mais sobre a vitamina D

 

A principal função da vitamina D no organismo é facilitar a absorção de cálcio pelo organismo, que é essencial para o desenvolvimento saudável dos ossos. Além de regular o metabolismo ósseo, age como hormônio mantendo em quantidades adequadas o cálcio e fósforo presentes no sangue.

 

LEIA MAIS: Educação alimentar fará parte do currículo das escolas brasileiras

 

A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como peixes, frutos do mar, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo e leite e derivados. Outra fonte natural de vitamina D é a sua produção na pele a partir da exposição aos raios solares.

 

Os níveis de vitamina D em crianças obesas e com resistência insulínica devem ser monitorados com atenção, pois elas correm um risco significativamente maior de ter deficiência de vitamina D e podem exigir um manejo mais agressivo de vitamina D.

 

Fonte: Moschonis G, Androutsos O, Hulshof T, Dracopoulou M, Chrousos GP, Manios Y. Vitamin D insufficiency is associated with insulin resistance independently of obesity in primary schoolchildren. The Healthy Growth Study [published online April 2, 2018]. Pediatr Diabetes. doi: 10.1111/pedi.12678

 


* Toda orientação alimentar deve ser realizada por Nutricionista. Consulte um(a) Nutricionista e/ou Médica(o) para orientações sobre suplementação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *