Já pensou que ter uma alimentação saudável pode estar nas suas mãos?

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Quando o assunto é alimentação saudável, o foco não deve estar somente no que se come, mas também no quanto se come. Porque as comidas saudáveis também têm calorias, é sempre bom saber qual é a quantidade recomendada de cada tipo de alimento.

Acompanhando o aumento da obesidade na população mundial, as porções de comida e bebida nos restaurantes aumentaram. Até o tamanho de pratos e copos também!

Em 2013, a British Heart Foundation fez um estudo analisando o tamanho das porções de refeições prontas, como lasanha, nos últimos 20 anos. O resultado? As porções aumentaram mais de 50% neste período!

Como consequência, além de ressaltar a importância de uma alimentação saudável, médicos, associações de saúde e até a mídia passaram a dar mais atenção à noção de porções, criando uma infinidade de medidas e recomendações para cada tipo de alimento.

Essa imensidão de informações às vezes acaba mais complicando do que ajudando, não é?

Por isso, a convite do jornal Daily Mail, a nutricionista britânica Sian Porter usou uma medida super fácil e acessível para qualquer pessoa: as mãos 🙂

O tamanho da porção varia de alimento para alimento, mas forma de medir é sempre a mesma. Outra vantagem é que como o tamanho das mãos varia de acordo com a estatura da pessoa, a medida é acertada para quem tem 1,60m, como eu, ou passa dos 2m de altura.

É claro que em casos de dietas voltadas para resultados específicos, como o emagrecimento ou ganho de massa, as porções podem variar de acordo com o objetivo de cada um, mas isso será a(o) sua(seu) nutricionista que irá indicar.

 

Carne vermelha: uma palma da mão (só a palma, sem os dedos, ok?)

Fonte: Daily Mail

Peixe magro: uma mão inteira

Fonte: Daily Mail

Peixe gorduroso (como o salmão): uma palma da mão

Fonte: Daily Mail

Folhas e saladas: duas mãos cheias (mas nada de se passar nos molhos da salada!)

Fonte: Daily Mail

Vegetais: um punho fechado

Fonte: Daily Mail

Frutas pequenas (como morangos e mirtilos): dois punhados

Fonte: Daily Mail

Massa crua: um punho fechado (parece pouco, mas não esqueça que a massa quase dobra de tamanho ao cozinhar)

Fonte: Daily Mail

Batata: um punho fechado

Fonte: Daily Mail

Nuts: um punhado 

Fonte: Daily Mail

Manteiga e manteiga de amendoim: uma ponta do dedão

Fonte: Daily Mail

Chocolate: um dedo indicador

Fonte: Daily Mail

Queijo: dois dedões

Fonte: Daily Mail

Bolo: dois indicadores

Fonte: Daily Mail

* Toda orientação alimentar deve ser realizada por Nutricionista. Consulte sua Nutricionista e/ou Médico para orientações quanto à suplementação.

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