Mitos e verdades sobre o diabetes – parte 1

Home / Diabetes / Mitos e verdades sobre o diabetes – parte 1

Atualmente, diabetes é uma doença bastante comum, mas ainda são muitos os mitos e informações equivocadas que circulam sobre o assunto por aí. Por isso, alguns deles aqui:

 

Mito: Se você está com sobrepeso ou obesidade, você com certeza desenvolverá diabetes tipo 2.

Fato: O excesso de peso é um fator de risco para o desenvolvimento de diabetes, mas não é uma sentença. Existem outros fatores de risco, como história familiar, etnia e idade. Infelizmente, muitas pessoas desconsideram os demais fatores de risco e acham que a obesidade é o único risco para o diabetes tipo 2.

 

Mito: Comer muito açúcar causa diabetes.

Fato: A resposta não é tão simples. O diabetes tipo 1 é causado por fatores genéticos e desconhecidos que desencadeiam o aparecimento da doença, enquanto o diabetes tipo 2 é causado por fatores genéticos e de estilo de vida. Estar acima do peso aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2, e uma dieta rica em calorias de qualquer fonte contribui para o ganho de peso. Como vocês já sabem, o açúcar possui muito mais calorias do que nutrientes na sua composição, contribuindo para o aumento de peso (para saber mais sobre o açúcar, leia este post aqui).

 

Mito: Diabetes não é uma doença tão grave.

Fato: Atualmente, o diabetes causa mais mortes por ano do que o câncer de mama e a AIDS combinados. Ter diabetes quase dobra sua chance de ter um ataque cardíaco, e aumenta muito o risco do desenvolvimento de outras complicações cardíacas. A boa notícia é que o bom controle do diabetes pode reduzir significativamente o risco do desenvolvimento de complicações.

 

LEIA MAIS: O que é diabetes?

 


* Toda orientação alimentar deve ser realizada por Nutricionista. Consulte um(a) Nutricionista e/ou Médica(o) para orientações sobre suplementação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *