Será que eu tenho pré-diabetes?

Home / Diabetes / Será que eu tenho pré-diabetes?

Segundo a Associação Americana de Diabetes, 90% das pessoas que têm pré-diabetes não sabem disso. Pessoas com pré-diabetes estão no caminho para desenvolver diabetes tipo 2 e também têm maior risco de problemas de saúde graves, como acidentes vasculares cerebrais e doenças cardíacas.

 

Mas antes de fazer o teste, algumas informações importantes que você deve saber:

 

O que é pré-diabetes?

Pré-diabetes não é propriamente um diagnóstico, mas sim um estado de risco aumentado para o aparecimento de diabetes mellitus tipo 2. Uma pessoa tem pré-diabetes quando o nível de glicose no sangue é maior do que o normal, mas ainda não atingiu o valor para ser diagnosticado com diabetes. Existem alguns fatores que influenciam no risco de pré-diabetes que você não pode controlar, como a idade e o histórico familiar. Mas há coisas que você pode fazer para reduzir o risco, como aumento da atividade física e perda de peso. Essas mudanças de estilo de vida ajudam a prevenir ou retardar o aparecimento do diabetes tipo 2.

Quais são os sintomas de pré-diabetes?

Normalmente, não há sintomas quando o paciente está em pré-diabetes, por isso é importante monitorar constantemente os níveis de açúcar no sangue e o estilo de vida, principalmente se você tiver casos de diabetes na família. Um exame de sangue simples pode confirmar se você tem pré-diabetes.

 

Fiz o teste de risco e tive uma pontuação alta. Significa que eu tenho pré-diabetes?

Uma pontuação elevada no teste de risco significa que você tem mais risco de ter diabetes no futuro, mas apenas um exame de sangue pode dizer-lhe com certeza se você tem pré-diabetes. Se os seus níveis de açúcar no sangue forem superiores ao normal, mas ainda não suficientemente altos para o diagnóstico de diabetes tipo 2, isso significa que você tem pré-diabetes. Mas a boa notícia é que o pré-diabetes pode ser revertido.

 

Tenho pré-diabetes. Quão próximo estou de ter diabetes?

Sem fazer mudanças no estilo de vida, muitas pessoas com pré-diabetes podem desenvolver diabetes tipo 2 dentro de 5 anos. Se você não fizer mudanças de estilo de vida, isso o coloca em maior risco. Estudos mostram que ao perder 5-7% do seu peso corporal, comer de forma mais saudável e se exercitar regularmente você pode prevenir ou atrasar o aparecimento do diabetes tipo 2. Lembre-se que é muito importante agir imediatamente, porque quanto mais cedo você começar a mudar, mais chancer tem de conseguir evitar o diabetes.

 

Se eu conseguir reverter o pré-diabetes, posso relaxar completamente nos cuidados com alimentação e exercícios?

Não, por isso que usamos o termo “estilo de vida” para falar em prevenção do diabetes. As mudanças precisam ser permanentes para evitar ter pré-diabetes e/ou diabetes tipo 2 no futuro. É por isso que é importante fazer adaptações que se enquadram na sua vida real. É importante iniciar devagar as mudanças e persistir até que o novo estilo de vida seja o seu “padrão” de comportamento.

 

Para saber qual é o seu risco de ter pré-diabetes, clica na imagem abaixo para fazer o teste. Demora três minutos e não dói nadinha 🙂

 

LEIA MAIS: O que é diabetes?

 


* Toda orientação alimentar deve ser realizada por Nutricionista. Consulte um(a) Nutricionista e/ou Médica(o) para orientações sobre suplementação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *